Sites Grátis no Comunidades.net

In Shape - O portal do Corpo Saudável


Rating: 2.7/5 (49 votos)

ONLINE
1






Total de visitas: 1341
Dieta Mediterrânea

                                                 Dieta do Mediterrâneo

Como funciona -A dieta mediterrânea (européia) tradicional se caracteriza pela abundância de alimentos como pão, massas, verduras, saladas, legumes, frutas e frutas secas, azeite de oliva como principal fonte de gordura, moderado consumo de pescado, aves, produtos lácteos e ovos, pequenas quantidades de carnes vermelhas e pequenas ou moderadas quantidade de vinho, consumidas normalmente durante as refeições. Esta dieta é pobre em ácidos graxos saturados, rica em carboidratos e fibra, e tem alto conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados derivados do azeite de oliva.              

                                                                    
                                                   
Vantagens- Proteger o coração contra infartos, diminuir o risco de câncer, defender a pele contra agressões, retardar os danos ao cérebro causados pelo envelhecimento e aumentar a longevidade. Esses benefícios à saúde oferecidos pela Dieta Mediterrânea em geral, e pelo azeite de oliva, em particular.

Conheça os benefícios da Dieta Mediterrânea:

Frutas e Hortaliças

Oferecidas no café da manhã nos sucos nas colações e lanches possuem grande quantidade de fibras e antioxidantes (como beta-caroteno, licopeno, vitaminas E e C) previnem o câncer e auxiliam na redução do colesterol.

Cereais (Arroz, Pães e Massas)
Sempre em pequenas quantidades fornecem energia para o organismo; e se forem integrais, possuem fibras, vitaminas do Complexo B, vitamina E e selênio.
Leguminosas (Lentilha, Feijão e Grão de bico)
São fonte de proteínas vegetais e fibras. As fibras regulam o funcionamento intestinal, evitam o câncer do cólon e reto (regiões do intestino grosso) e diminuem o nível do colesterol "ruim" (LDL) prevenindo o aparecimento das doenças coronárias.
Frutas Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas)
Por possuírem ácidos graxos poli e monoinsaturados, as oleaginosas contribuem para evitar a alta concentração de colesterol (LDL) no sangue. Possuem antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular, e também auxiliam na prevenção de alguns tipos de câncer.Porém não devem ser consumidas em excesso, já que apesar das inúmeras vantagens, elas são muito calóricas.
Peixes
São ricos em ácidos graxos ômega – 3, que atuam contra o aparecimento de diversas doenças como: hipertensão, doenças do coração, aterosclerose e câncer.
Azeite de Oliva
É rico em substâncias antioxidantes e em ácidos graxos monoinsaturados que aumentam a taxa do colesterol "bom" (HDL), favorecendo nosso coração.É permitido 01 colher de sobremesa de azeite na forma crua, para finalização de pratos e como temperos de saladas. O consumo não deve ser exagerado, já que o azeite é um tipo de gordura e tem alto valor calórico.
Iogurte Desnatado
Além de serem fonte de cálcio, contém lactobacilos vivos. O cálcio contribui para a prevenção da osteoporose e os lactobacilos beneficiam a flora intestinal, combatendo os microorganismos patogênicos que possam estar presentes no nosso intestino.
Vinho Tinto
Por possuir uma alta quantidade de flavonóides (antioxidantes), o vinho tinto evita a formação de placas de gorduras na parte interna dos vasos sanguíneos, diminuindo assim, o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. No jantar do Spa é permitido 01 taça de 150ml de vinho tinto que equivale a 90kcal, já que o excesso de álcool não é benéfico ao organismo.