Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

In Shape - O portal do Corpo Saudável


Rating: 2.8/5 (50 votos)

ONLINE
1






Total de visitas: 1370
Fitness

Fitness vem do inglês e significa "em boa forma", "aptidão física", em uma tradução livre. De acordo com profissionais da área, o fitness é um conceito que está dentro de um outro maior, que se chama wellness, onde o objetivo do praticante da atividade é a saúde e o bem estar, mantendo o resultado estético  como conseqüência desta filosofia de trabalho. Aqui neste lugar virtual, faremos um grande debate com dicas e dúvidas sobre Fitness.

Falácias do Fitness


1. Se não custar, não está a fazer efeito.
FALSO

Durante uma sessão de treino, é natural que sinta alguma fadiga muscular, mas nunca a ponto de doer. Não deixe que o esforço aplicado durante o exercício físico se torne desconfortável. Lembre-se que é suposto gostar do treino, não sofrer por causa dele.

2. O exercício aeróbio é o mais importante.
FALSO

Para além de actividades aeróbias, equilibre as suas sessões de treino com exercícios de força e flexibilidade, pois têm efeitos diferentes e ambos positivos para o organismo.

3. As mulheres que fazem treino de força ficam com corpos excessivamente musculados.
FALSO

Em primeiro lugar, se não pretende tornar-se atleta de alta competição mas apenas trabalhar força e tonicidade muscular, adeqúe as cargas ao seu objectivo. Em segundo lugar, são os níveis elevados de testosterona que provocam esse rápido desenvolvimento de músculos nos homens, hormona que as mulheres têm em muito menor quantidade.

4. O treino tem de ser extenuante para ser benéfico.
FALSO

Não tem de se levar aos limites físicos para obter os benefícios do treino. Pelo contrário: treinar com demasiada intensidade pode ser prejudicial. Exercícios de intensidade moderada, como andar a pé ou na passadeira a cerca de 50 km/hora, garantem ganhos de saúde sem efeitos secundários. Alterne dias de treino um pouco mais intenso com outros de treino mais leves. E não se esqueça de descansar, trocando, por exemplo, o jogging ou uma corrida por um passeio a pé.

5. Para ficar em forma é necessário frequentar um ginásio.
FALSO

É verdade que os exercícios no ginásio são mais específicos e direccionados, mas existem muitas maneiras de introduzir movimento extra na sua vida, fazendo coisas que goste. Dance. Aproveite os fins-de-semana ou fins de tarde para andar de bicicleta ou passear ao ar livre.

Se o problema é falta de tempo, experimente actividades mais curtas. Em vez de uma caminhada de 30 minutos, ande durante 10 minutos durante a sua hora de almoço, 3 vezes por semana, e obtenha os mesmos benefícios.

6. Fazer muitos abdominais acaba com a barriga.
FALSO

Ops. Temos pena, mas não é tão fácil assim. Os exercícios abdominais são importantes para fortalecer os músculos da região abdominal e melhorar a postura. Mas músculo é músculo e gordura é gordura. Se tiver excesso de gordura no abdómen, nunca vai conseguir ver os músculos, por mais abdominais que fizer. E como não existe um mecanismo 100% eficaz para a perda de gordura localizada, concentre-se no essencial: é preciso queimar mais calorias do que as que consome.

7. O exercício aeróbio ajuda a perder peso porque acelera constantemente o metabolismo.
FALSO

O metabolismo, ou seja, a taxa a que se queimam as calorias, efectivamente aumenta durante o treino e permanece elevado durante algum tempo. Mas não permanece elevado todo o dia. Ou seja, o hamburger e batatas fritas não vão “desaparecer” do organismo mais rapidamente no dia em que “suar as estopinhas” no ginásio. No entanto, se juntar uma sessão de exercícios de força ao seu treino aeróbio, vai desenvolver massa muscular que queima calorias, o que potencia os benefícios metabólicos a longo prazo.

8. O exercício dá fome.
FALSO

Felizmente, o oposto é verdade. O exercício pode efectivamente suprimir o apetite, pelo menos durante algum tempo, ao tornar o indivíduo mais consciente do seu corpo. A partir daí, é mais fácil dar-lhe o apenas o que ele necessita, e não mais.

9. Se fizer muito exercício, posso comer o que quiser.
FALSO

Por muito que lhe digam que sim, lembre-se que o organismo exige um equilíbrio energético e você é o fiel da balança. Se ingerir mais calorias do que as que queimar diariamente, vai ganhar peso.

10. O exercício tira o sono.
FALSO

Os especialistas aconselham a não praticar actividade física pelo menos nas três horas que antecedem o deitar. Mas a maior parte dos estudos científicos até à data revelam que o exercício físico contribui para uma melhor qualidade de sono à noite e um estado de alerta mais apurado de dia.

11. Uma forma simples de juntar exercício cardiovascular e de força é treinar com pesos nos braços e nos tornozelos.
FALSO

Para treino aeróbio, corra, ande na passadeira, faça bicicleta. Para treino de força, levante pesos ou utilize as máquinas adequadas. Combinar os dois tipos de exercício pode não ser uma boa solução. A tensão gerada pelos pesos enquanto pratica actividades aeróbias pode causar stresse nos tecidos e dar origem a lesões e problemas musculares.

Fonte: “Fitness quiz: fitness fact or fitness fiction”